Banner Central



I – Introdução: O que são os Congressos latino-americanos do Oratório de São Filipe Neri?

A cada três anos, as Congregações do Oratório da América Latina se reúnem para rezar, estudar e confraternizarem-se. Tudo em vista de fortalecer os vínculos da caridade que unem as diversas pessoas ligadas às diferentes famílias oratorianas distribuídas pelo continente americano. Ainda que as casas sejam autônomas e dependentes diretamente da Santa Sé Apostólica, todos devem procurar viver e se animar do mesmo espírito de São Filipe Neri. Além de promover a unidade, esses encontros servem como preparação para o Congresso Geral que se realiza a cada seis anos, em Roma.

O primeiro encontro das Congregações Latino-americanas ocorreu em 2005, na Colômbia. Seguiram-se encontros no Chile, México e Argentina. Esse último, em 2014.

Agora, em 2017, no Brasil, teremos o V Congresso Latino-americano, cujo tema será “Reflexões sobre a virtude da humildade, dada sua importância na direção espiritual oratoriana”.

O conferencista é um exímio professor de Filosofia de importantes Faculdades da cidade de São Paulo. Além disso, é amigo e parceiro do Oratório de São Paulo na elaboração de diversas iniciativas para a formação e estudo dos fiéis. Ele nos ajudará a refletir sobre a virtude da humildade em toda riqueza de considerações contidas na grandeza e objetividade do pensamento tomista. Cabendo, portanto, aos diversos participantes, aplicar estes princípios no direcionamento espiritual tão harmonioso, sereno e alegre oferecido pelos oratorianos.

Recepcionaremos os participantes em São Paulo e, depois, nos dirigirmos para a cidade de Aparecida do Norte onde está o Santuário Basílica Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

Trata-se de um momento único de celebração dos 300 anos do encontro da sagrada imagem da Rainha e Padroeira do Brasil. O local oferece larga infraestrutura e hoje, mormente o encontro do episcopado latino-americano e a visita dos sumos pontífices, é uma referência nacional e mundial da vida da Igreja.